sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Negar a realidade significa agravar os sintomas

Negar a realidade significa agravar os sintomas
  
Sabia que uma parte significativa das pessoas com comportamentos adictivos (drogas, álcool, jogo, distúrbio alimentar, sexo, codependência, compras, furto) retardam um tempo considerável, em alguns casos décadas, até finalmente reconhecerem que perderam o controlo das suas vidas? Derivado a um conjunto complexo de factores, onde podemos destacar os mecanismos defesa psicológicos (por exemplo a negação, a ambivalência), ficam incapacitados de interromper o comportamento problemático, associado à procura do prazer intenso (excitação, bem estar, alivio) mesmo com a consciência dos danos e consequências associadas à adicção. A Adicção é uma doença primária, não é um sintoma de outro tipo de doença.

Quando o passado (memorias) se torna um "peso" intolerável e esmagador é necessário um plano de emergência, para o presente. É um desperdício de tempo e energia reparar algo, do passado, no presente que na realidade é irreparável. O tempo não pára ou volta para trás, mas a adicção pode afectar e comprometer seriamente o individuo com consequências trágicas.

Muitas das pessoas que pedem ajuda, para os comportamentos adictivos, o seu nível de motivação é significativamente reduzido, porque consideram que não é algo divertido. Consideram ser assustador pensar que devem preocupar seriamente com o comportamento problema em questão, na prática, se preocuparem pode significar responsabilidade pela mudança e pelo compromisso. É do senso comum que a dor faz parte do desenvolvimento das nossas competências e talentos, todavia, fugimos dela; negando, iludindo, justificando, racionalizando e mentindo. Por vezes, nem sequer reconhecemos que estamos a mentir, a nós mesmos, auto ilusão.  

  • Evite o consolo no prazer imediato (drogas, e/ou comportamentos adictivos), evite culpar os outros de coisas que eles, na realidade, não são culpados. Evite a autopiedade e desafie o seu ego (dogmático).
  • Procure as respostas às suas dúvidas e questões dentro de si mesmo, através do auto conhecimento.
  • Procure alternativas recompensadoras para se mimar.
  • Procure pessoas genuínas e honestas. Se você está doente, faça aquilo que a maioria das pessoas doentes faz, procure apoio, a fim de interromper a progressão da doença e iniciar a sua recuperação.
publicado por João Alexandre Rodrigues

17 99756-2845 VIVO
17 99161-9872 CLARO
17 98142-7629 TIM
17 98815-7982 OI

Leia mais: http://verdade-triagem-contra-drogas.webnode.com/

Um comentário:

  1. Por mais trágico que seja o passado, por mais traumatizantes que sejam as experiências vividas; se sentimos frustrações com nossos insucessos pretéritos, enfim tudo que nos machucou no passado, deve ficar lá mesmo e não ser trazido constantemente de volta ao presente. Creio sim que devemos seguir os conselhos de Augusto Cury. Precisamos reeditar nossas memórias traumáticas(janelas killer) e sobrescrever arquivos novos com uma visão mais suave da situação, que impeça a ocorrência de verdadeiros curti circuitos em nossos cérebros diante da evocação de determinadas situações, pelo fato de trazer à lembrança uma quantidade muito grande de más recordações. Isso habitualmente provoca descontrole emocional, levando o indivíduo a ter reações totalmente desconexas e anormais. Pode haver necessidade da ajuda de um profissional competente para guiar esse processo, mas no final levará a pessoa a uma condição de equilíbrio, com uma melhoria substancial da sua qualidade de vida. Ela aprenderá a superar seus traumas, frustrações e dores do passado, transformando-as em barreiras de proteção contra novos eventos semelhantes no futuro.

    ResponderExcluir